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CONVITE: Healthy Lifestyle

O post de hoje é a introdução (e um convite!) sobre uma categoria que eu estava muito ansiosa para inaugurar: Healthy Lifestyle. Aqui eu vou colocar as mudanças graduais do meu corpo, dicas dos profissionais que agora estão me acompanhando nessa nova fase e algumas receitinhas fáceis e saudáveis de se fazer em casa.

Toda semana recebo mensagens de pessoas que querem saber como eu comecei, por onde eu comecei, etc. Esse post vai ser pra esclarecer essas coisas e convidar vocês a também terem uma vida saudável…

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Quem tem me acompanhado sabe que desde Janeiro eu me propus a, literalmente, mudar de vida. Mas, vamos começar no começo… Eu sempre fui muito sedentária e não gostava de praticar nenhuma atividade física. Quanto a alimentação, a situação era um pouco pior… Meu dia-a-dia é muito corrido, então muitas vezes não parava para fazer uma refeição correta. Eu costumava sair de casa sem tomar café da manhã (totalmente errado), no almoço eu comia algum salgado frito ou assado (OI?!?!), passava o resto do dia beliscando besteiras e quando chegava em casa da faculdade a noite comia muuuuito. Por sorte, ou por genética, não engordava na balança, mas a flacidez, celulites e gordurinhas localizadas sempre estiveram presentes.

Em Janeiro decidi que esse ano seria o ano em que eu ia levar a academia e alimentação a sério. Cortei aos poucos todas as “besteiras” que eu estava acostumada a comer, procurei me informar um pouco (na internet) sobre uma alimentação saudável e comecei a frequentar academia regularmente (leia-se, de segunda à sexta). No primeiro mês o meu corpo sentiu muita diferença e respondeu de forma muito positiva. A “pancinha” foi embora e já podia sentir uma melhora na disposição e condicionamento físico. A partir do primeiro mês, continuei com os hábitos saudáveis, porém, ainda sem acompanhamento de profissionais… Eu queria ter certeza de que essa não seria apenas mais uma “fase” de empolgação. Hoje posso dizer que não é uma fase, e que esse já é um estilo de vida que eu quero levar pro resto da vida.

Aos poucos meu corpo começou a tomar uma forma melhor, mas eu não seguia um ritmo de treino, mesmo indo todos os dias para a academia, tinha dias que eu treinava apenas o que estava com vontade. E mesmo sabendo que meus hábitos alimentares eram saudáveis, eu sabia que a quantidade e a distribuição não estavam corretas. As vezes ficava algumas horas sem comer e acabava exagerando na refeição seguinte… com esses dois fatores descoordenados ficava um pouco difícil de atingir os objetivos. Foi aí que decidi que estava mais do que na hora de procurar ajuda de profissionais da área para me auxiliarem.

Na minha leiga opinião acredito que a alimentação seja um dos (se não o mais) fatores mais importantes. Pois sem uma alimentação elaborada de forma correta, não existe exercício que te faça chegar onde você quer. Por isso, boicotar a “dieta”, é a mesma coisa que boicotar a si mesmo!! Estando ciente disso, procurei a Nutricionista Esportiva Eletícia Alves para poder entender a situação do meu corpo e elaborar um cardápio específico para as minhas necessidades. O acompanhamento com um nutricionista é indicado mesmo para quem não pratica atividade física nenhuma, até porque, se alimentar bem já é sinônimo de saúde.

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Bom, na primeira consulta com a Eletícia, fizemos uma entrevista para saber um pouco sobre a minha saúde, estilo de vida, o que eu estava acostumada a comer, etc. Depois fizemos a avaliação de Bioimpedância, onde não só verifica o peso, como a massa magra, massa gorda, quantidade de água corporal total, porcentagem de gordura e taxa metabólica basal. A avaliação é bem precisa, e o bacana é que no retorno à nutricionista, após um mês de dietaVS.treino conseguimos avaliar melhor os resultados, sabendo exatamente o que mudou. Quando eu fiz a avaliação, um fator muito importante “veio à tona” para mim. Eu não tinha costume de beber água em nenhuma hora do dia, apenas quando batia a sede mesmo, depois dos exercícios ou depois de comer algo doce/salgado demais. A bioimpedância revelou que eu tinha apenas 27,7% de água no meu corpo, quando o ideal para a mulher é de 45 a 60%. Chocante, né?! Eu fiquei bem assustada com o resultado e a Eletícia me disse para adotar URGENTE uma garrafinha de água que andasse comigo para todos os lugares, e eu adotei!! Desde semana passada, estou tomando de 2 à 3 litros de água por dia… e indo muuuuuito ao banheiro também. A dieta seguindo o cardápio da nutri começou na segunda (01/06) e daqui um mês volto para reavaliar!

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Quanto aos treinos, seguindo indicações de vários conhecidos, comecei o acompanhamento o personal Jota Diniz… Hoje será meu terceiro dia e posso dizer? Estou todaaaaaaaa dolorida!! Acho que nunca tinha dado o meu máximo como nesses 2 primeiros dias. Eu sabia que não seria fácil, acho que por isso demorei tanto tempo para ir atrás de um profissional, haha. Mas não adianta ter moleza, com alguém na sua cola durante a execução dos exercícios, te orientando e incentivando, com certeza o rendimento é outro – consequentemente os resultados também. E assim também você não corre o risco de fazer exercícios de forma errada e acabar lesionando o seu corpo. A internet é uma ótima aliada para quem procura informações sobre “any” assuntos, principalmente nesse mundo fitness, encontramos muitas coisas bacanas que queremos reproduzir. Acontece que alguns exercícios não são ideais para você, ou para os seus objetivos! E o personal/coach está aí justamente para isso, para te orientar no que é melhor para VOCÊ – cada pessoa é única, e necessita de uma avaliação a fundo e personalizada para entender do seu próprio corpo. Não adianta pegar o treino de “fulano” na internet e achar que vai dar 100% certo para você…

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Enfim, essa é a minha “historia” até agora, e gostaria de convidar vocês para também terem uma vida saudável. Não precisa ser radical, comece aos poucos e você verá como a sua vida irá mudar. Eu nunca acreditei quando ouvia pessoas dizerem que amavam praticar exercícios, sempre me perguntava: “quem é o doido que gosta de suar/sentir dor?” Hoje eu posso confirmar isso com propriedade!! Após o treino eu sinto meu corpo cansado, mas ao mesmo tempo tudo está muito ativo, tenho disposição pro dia todo e a noite durmo como um bebê. haha

Convido vocês a experimentarem hábitos saudáveis durante pelo menos duas semanas e sentirem os efeitos disso no corpo, na mente e na vida em geral. Comece trocando o pãozinho da manhã por um pão integral, ou uma tapioca. Tire o açúcar refinado da sua vida, e o substitua por açúcar mascavo, adoçante ou mel. Coma rigorosamente de 3 em 3 horas e em hipótese nenhuma passe fome. No almoço coma muitas verduras e legumes. Entre as refeições principais coma frutas. Prefira alimentos mais leves no jantar. Beba MUITA água. Faça caminhadas para começar e vá aumentando o ritmo conforme o seu corpo for respondendo melhor à atividade. São pequenas mudanças, que quando aliadas umas às outras fazem uma diferença ENORME no final.

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Toda semana vou trazer dicas dos profissionais parceiros – Nutricionista Eletícia Alves e Personal Jota Diniz – aqui no blog como forma de incentivo e esclarecimento para vocês!

Vou deixar os dados da minha avaliação física para vocês aqui e daqui um mês volto para compararmos a evolução:

Nome: Camila Nardi Batista 
Idade: 21 
Altura: 1,53
Peso: 47,6KG
Cintura: 63cm
TMB (Taxa Metabolica Basal): 1179
Peso de Gordura: 8,9KG
Porcentagem de Gordura: 18,6%
Massa Magra: 47,6
Total de água no corpo em litros: 27,7 (ideal: 45 à 60%)
Total de água no corpo em % massa magra: 71,5

É isso, acho que falei muito, né?! haha Prometo que o próximo post será bem mais curtinho!

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